Olá pessoal, como vão vocês?
Voltamos aqui para compartilhar mais uma entrevista que aborda sobre o primeiro emprego. Dessa vez, a Luana Godoy, Analista de Recrutamento e Seleção na empresa MM Consultoria.
Primeira pergunta: Quais são os problemas enfrentados por quem está à procura de seu primeiro emprego? Como se preparar diante disso?
Resposta: Acredito que o primeiro problema que o jovem encontra na busca do seu primeiro emprego é como elaborar o seu currículo e posteriormente, como se comportar em uma entrevista. Referente ao currículo, é importante que a pessoa tenha em mente qual a área de atuação que deseja e deixar isto claro no currículo, mostrando como se preparou para isso. Por exemplo: Cursos, palestras, seminários relacionados à área. Neste momento, toda a formação acadêmica é muito válida, assim como ações e atividades voluntárias. A clareza do seu objetivo alinhado ao estudo, facilita muito no mercado de trabalho.
Segunda pergunta: O que é necessário para o jovem ingressar no mercado de trabalho?
Resposta: Para o ingresso no mercado de trabalho é fundamental que haja clareza no seu objetivo alinhado com seus estudos. É importante explicar que quando falo clareza no objetivo, não estou dizendo que o jovem, com 17 ou 18 anos tenha que saber qual profissão que gostaria de trabalhar para o resto da sua vida. O importante é saber o que te faz feliz e dar o primeiro passo. Se você pensa em ser uma profissional da saúde futuramente, você pode iniciar o seu estágio dentro de um posto de saúde. Novamente, volto a falar que para se destacar no mercado de trabalho, os estudos são fundamentais.
Terceira pergunta: Como se portar em uma entrevista?
Resposta: A entrevista gera sempre expectativas e dúvidas! Como se portar, o que falar e como agir. Como profissional da área, o que eu oriento é que se prepare com antecedência. Estude o que você irá falar, repita em voz alta e se mantenha calmo (a). O objetivo da entrevista é conhecer quem é você, quais os seus objetivos e o que você pode contribuir para com a empresa. Em um primeiro emprego, normalmente a preocupação é: Eu nunca trabalhei e não tenho experiência, como poderei contribuir? E para essa pergunta, a resposta é fácil: Competências Comportamentais. Quando entrevistamos uma pessoa sem experiência buscamos aspectos comportamentais que te destaquem, e eles podem ser: Comunicação, preparação, responsabilidade, pontualidade, dedicação ao estudo. Resumindo, se prepare, estude seus pontos fortes e mantenha se calmo!
Dica final: Ter 17 ou 18 anos e pensar no seu futuro profissional já é desafiador por si só! Mas, isso é apenas mais uma etapa da sua vida. Se lá no fundo, você sabe o que te faz feliz, faz o seu coração vibrar, vá atrás. Mas, se você ainda não sabe, se conheça! Busque diversos cursos, observe o que você faz com leveza no seu dia a dia, peça conselho com seus professores. A escola é a sua maior aliada!
Esperamos que essas dicas tenham agregado valor e conhecimento a vocês. Até a próxima!!!!
Comentários
Postar um comentário