Dicas sobre o primeiro emprego | Vivian R. Lanzoni Menichetti

Olá pessoal! Como vão vocês?

Dando continuidade as dicas de primeiro emprego, hoje teremos a entrevista da Vivian R. Lanzoni Menichetti, supervisora de Recursos Humanos da empresa Lubrasil Lubrificantes.


Primeira pergunta: Quais são os problemas enfrentados por quem está a procura de seu primeiro emprego? Como se preparar diante disso? 

Resposta

Medo da inexperiência - O que esses jovens não sabem é que, muitas vezes, as empresas estão justamente procurando jovens inexperientes, principalmente em programas de estágio ou trainee. Isso é mais comum do que se imagina! Gostamos dos jovens sem experiências, pois não vem com “vícios” e podemos moldar de acordo com a necessidade da empresa. Dica: elabore um currículo sincero e, mais importante ainda, seja objetivo. Afinal, tudo dependerá do perfil profissional que a empresa almejada está buscando. 

Impaciência – A maioria dos jovens tem essa característica hoje. Essa ansiedade para atingir os objetivos é uma verdadeira armadilha para o profissional que, insatisfeito com a atual posição ou salário, costuma pular de empresa em empresa. Além de demonstrar instabilidade na hora de buscar por novas oportunidades, o profissional impaciente pode perder oportunidades de promoção ou até aumentos salariais na empresa onde trabalha. 

Pressão por todos os lados - Na maioria dos casos, o maior obstáculo enfrentado pelo jovem não é a inexperiência ou a falta de determinação para conseguir um emprego ou manter-se confiante na sua área. Pressões familiares, dificuldades financeiras e as incertezas do próprio mercado de trabalho costumam afetar os ânimos desse jovem. Nesses casos, só há uma alternativa para amenizar a situação: planejamento. 

Segunda pergunta: O que é necessário para o jovem ingressar no mercado de trabalho? 

Resposta: Acredito que a primeira coisa que o jovem deva ter é vontade de trabalhar! Já fiz entrevistas que o jovem veio porque a mãe ou pai obrigou... E isso não dá certo! É importante também que o jovem fique ligado no que o mercado está procurando. Atualmente, as empresas estão cada vez mais interessadas no comportamento socioemocional dos seus colaboradores, principalmente devido à crescente inserção da automação e da inteligência artificial no cotidiano. Nesse contexto, é importante investir no desenvolvimento de competências ligadas ao comportamento humano como comunicação, criatividade, empatia, liderança e capacidade de resolver problemas. 

Continue estudando, mesmo depois de concluir a faculdade. Nunca pare de estudar, ler sobre o seu assunto e se atualizar. Depois da graduação, se programe para fazer cursos livres, de atualização ou certificação. Além de ajudar na reciclagem dos seus conhecimentos, também gera um novo networking, com pessoas com os mesmos interesses. 

Outro ponto, invista em outro idioma além do português. É sabido que o inglês é a língua que está em alta – não só no trabalho, mas provavelmente em alguns assuntos relacionados a lazer. Por isso é importante procurar cursos de aperfeiçoamento da língua, traduzir músicas, assistir filmes legendados para ter contato com o inglês nativo, entre outros.  

Terceira pergunta: Como se portar em uma entrevista?  

Resposta:


  • Seja pontual – Programa-se para chegar com pelo menos 20 ou 15 minutos de antecedência.  
  • Vista de Maneira Adequada – Evite roupas informais ou extravagantes. Já recebi candidatos de chinelo, boné, roupa decota, etc. Procure usar roupas que demonstre certa formalidade.  
  • Comporte-se adequadamente desde a recepção – cumprimente as pessoas com educação. Sente-se confortavelmente na cadeira ou sofá (não precisa ficar rígido como robô, nem super a vontade como se estivesse no sofá da sua casa). Evite brincadeiras ou comentários inadequados. Lembre-se: você está sendo observado pelas pessoas que interagirem com você.  
  • Comunique-se de maneira formal / profissional – Não falar gírias e/ou palavrão durante a entrevista. Você não tem intimidade com o entrevistador, mesmo que ele faça você se sentir super a vontade.  
  •  Leve cópia do seu CV 
  • Domine seu CV – NUNCA MINTA!! Seja sincero.  
  • Olhe o entrevistador nos olhos – isso demonstra confiança e interesse. 
  • Desligue o celular – apenas deixe ligado em caso de emergência (ex: precisa receber ligação de hospital) e avise o entrevistador. 
  • Tente segurar a ansiedade e demonstrar segurança 
  • Pesquise sobre a empresa a qual você irá fazer a entrevista, não tem coisa pior para o entrevistador, quando o jovem não sabe nem por que está lá... Já recebi vários candidatos assim.  

Dica final: Seja sua melhor versão. Não tente ser o que não é. Pontos forte e fracos, todos temos. Não tenho medo de se expor. Quando somos autênticos, passamos uma imagem de maior confiança para quem nos avalia. 



Espero que tenham aproveitado todo esse conteúdo. Até o próxima!!

Comentários